segunda-feira, 12 de junho de 2017

Semana #24 Minha primeira semana de Whole30

Finalizei minha primeira semana de Whole30 e já posso dizer sem medo de errar, que é de longe o melhor programa de reeducação alimentar que já fiz em toda minha vida. Digo isso, não pelos quilos eliminados, porque é proibido se pesar durante esses 30 dias, mas pelo resultado em si.

Sempre fui uma pessoa que demora pra acordar, entenda, eu acordo cedo, pulo da cama por volta das 7 da manhã e mesmo nos dias que não tenho compromisso o mais tarde que fico na cama é por volta das 8:30h, mas sempre acordo cansada, levanto com preguiça, sem disposição, arrastando chinelos. Nessa semana, já no terceiro dia acordo esperta, animada, revigorada, minha disposição é outra mesmo nos dias frios. 

Outra melhora, ultimamente tenho tido muitas dores nas juntas e tinha uma olheira funda e escura que me incomodava e muito, pois bem, também a partir do terceiro dia as olheiras sumiram e não lembro de ter tido dores seja nas juntas ou nas pernas.

Gosto de correr e pratico corrida de rua, meu treino melhorou, consigo fazer meus 5k sem morrer no final do treino, inclusive nessa semana estou aumentando os km dos treinos, acredito que em breve vou conseguir  voltar para os 10k.

Eu trabalho com comida, bolos, lanches, doces e pensei que seria dificil manter o foco, mas por incrivel que pareça, esta sendo muito tranquilo. No livro falam de alguns sintomas que podemos sentir na primeira semana de fraqueza, cansaço, dores de cabeça, mas só senti isso nos 2 primeiros dias, a partir do terceiro dia foi muito tranquilo.

Vou passar minha rotina alimentar dessa primeira semana, porque sei que com um cardapio tão restritivo, possa haver duvidas se conseguiremos diversificar ou até mesmo montar algo fora do nosso 'normal'.

O segredo é se programar, fazer as compras com antecedência, pensando no que comer. na duvida leve uma lista do que pode e do que não pode comer.






Nesta semana, monto um post com algumas receitas que fiz nessa primeria semana, se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários, mas deixe seu e-mail, para que a resposta possa chegar a té você.

Mantenha o foco e símbora, cuidar do corpo com saúde.
Para maiores informações segue o lingue oficial do programa https://whole30.com/


segunda-feira, 5 de junho de 2017

semana #23 - Se preparando para o projeto #whole30


Muito bem, como disse no post anterior, livro comprado e estudado, gostei muito do programa alimentar e da enfase que é dada para a saúde.

Não vou ficar explicando detalhes que com certeza você já deve ter lido em algum outro lugar antes de aparecer por aqui, mas caso ainda não tenha ouvido falar, compre o livro ou leia essa matéria que encontrei com um bom resumo sobre o programa #whole30  e para isso clique aqui .

A premissa do programa é simples: determinados grupos alimentares podem estar causando um impacto negativo em sua composição corporal, saúde e qualidade de vida sem que você perceba.

Durante 30 dias, o programa elimina alimentos que, conforme a ciência e experiencia dos criadores (Dallas e Melissa Hartwig) já demonstraram, promovem hábitos e desejos alimentares nada saudáveis, prejudicam o metabolismo, danificam o trato digestivo e sobrecarregam o sistema imunológico. Depois de 30 dias, você os reintroduzirá, cuidadosa e sistematicamente, prestando atenção em seus impactos sobre compulsões alimentares, o humor, os níveis de energia, o sono, a digestão, a composição corporal, o desempenho esportivo, a dor e os sintomas de algum eventual problema  de saúde.

Os alimentos que você vai consumir durante o programa Whole30 manterão níveis estáveis de glicose no sangue, ensinarão o corpo a utilizar a gordura como combustível, regularão os hormônios e melhorarão a comunicação deles com o cérebro. Resultado: ao longo do programa você provavelmente vai perceber um aumento nos niveis de energia, menos fome entre as refeições, perda de peso e melhora de biomarcadores como pressão arterial, colesterol "bom" e glicemia em jejum.

Os alimentos e bebidas proibidos na dieta Whole30

  • Açúcar adicionado: xilitol, mel, xarope de ácer, néctar de agave, néctar de coco, stevia, splenda ou qualquer outro tipo de açúcar adicionado.
  • Álcool ou cigarros.
  • Grãos: trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, painço, triguilho, sorgo, amaranto, trigo sarraceno, grãos germinados, quinoa e outros tipos de grãos.
  • Legumes: feijões, soja, ervilha, grão-de-bico, lentilhas, edamame, amendoins.
  • Produtos laticínios: produtos obtidos a partir do leite de vaca, cabra e ovelha como queijos, kefir, iogurte e nata ácida.
  • Vinagres: com açúcar adicionado e vinagre de malte.
  • Itens compostos por carragenina, glutamato monossódico e sulfitos.
  • Não adaptar receitas de produtos de panificação, guloseimas ou besteirinhas como pizzas, muffins, pães, biscoitos, cupcakes, cookies, waffles, cereais, tortinhas, batata frita e panquecas, substituindo os ingredientes. Para a dieta Whole30, as guloseimas continuam da mesma maneira, independente dos ingredientes utilizados no preparo de suas receitas.
  • Sem dia do lixo durante todo o mês de duração do programa. 

O que é permitido comer na dieta Whole30 

  • Carne;
  • Frutos do mar;
  • Ovos;
  • Muitos vegetais;
  • Frutas;
  • Sucos de fruta – que inclusive podem ser utilizados para adoçar as receitas;
  • Gorduras boas provenientes de frutas, óleos, nozes e sementes;
  • Alimentos com poucos ingredientes e não processados;
  • Manteiga Ghee (manteiga clarificada);
  • Legumes: algumas exceções da categoria dos legumes como feijões verdes, ervilha sugar snap e ervilha forrageira (snow pea) são aceitas dentro do programa alimentar;
  • Vinagre branco, balsâmico, de cidra de maçã, de vinho branco e de arroz;
  • Sal.
Parece difícil, mas pra ter um boa saúde e de bônus eliminar alguns quilos extras, vão me fazer testar e passar meus próximos 30 dias em um novo nível.

A promessa é que ao eliminar das refeições os itens contidos na lista de proibições abaixo, o praticante do programa alimentar ganhará um metabolismo saudável, reduzirá a inflamação sistêmica do seu corpo e terá a oportunidade de descobrir como essas comidas afetam sua saúde, boa forma e qualidade de vida.



Disse que não iria dar detalhes, mas não resisti, esse resumo que passei é 1%  do que você deve saber sobre o programa, vou tentar esclarecer alguns pontos com minha experiencia nesse programa, e dar dicas do cardapio usado por mim durante esses dias.

Mantenha o foco e tchau.