segunda-feira, 12 de junho de 2017

Semana #24 Minha primeira semana de Whole30

Finalizei minha primeira semana de Whole30 e já posso dizer sem medo de errar, que é de longe o melhor programa de reeducação alimentar que já fiz em toda minha vida. Digo isso, não pelos quilos eliminados, porque é proibido se pesar durante esses 30 dias, mas pelo resultado em si.

Sempre fui uma pessoa que demora pra acordar, entenda, eu acordo cedo, pulo da cama por volta das 7 da manhã e mesmo nos dias que não tenho compromisso o mais tarde que fico na cama é por volta das 8:30h, mas sempre acordo cansada, levanto com preguiça, sem disposição, arrastando chinelos. Nessa semana, já no terceiro dia acordo esperta, animada, revigorada, minha disposição é outra mesmo nos dias frios. 

Outra melhora, ultimamente tenho tido muitas dores nas juntas e tinha uma olheira funda e escura que me incomodava e muito, pois bem, também a partir do terceiro dia as olheiras sumiram e não lembro de ter tido dores seja nas juntas ou nas pernas.

Gosto de correr e pratico corrida de rua, meu treino melhorou, consigo fazer meus 5k sem morrer no final do treino, inclusive nessa semana estou aumentando os km dos treinos, acredito que em breve vou conseguir  voltar para os 10k.

Eu trabalho com comida, bolos, lanches, doces e pensei que seria dificil manter o foco, mas por incrivel que pareça, esta sendo muito tranquilo. No livro falam de alguns sintomas que podemos sentir na primeira semana de fraqueza, cansaço, dores de cabeça, mas só senti isso nos 2 primeiros dias, a partir do terceiro dia foi muito tranquilo.

Vou passar minha rotina alimentar dessa primeira semana, porque sei que com um cardapio tão restritivo, possa haver duvidas se conseguiremos diversificar ou até mesmo montar algo fora do nosso 'normal'.

O segredo é se programar, fazer as compras com antecedência, pensando no que comer. na duvida leve uma lista do que pode e do que não pode comer.






Nesta semana, monto um post com algumas receitas que fiz nessa primeria semana, se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários, mas deixe seu e-mail, para que a resposta possa chegar a té você.

Mantenha o foco e símbora, cuidar do corpo com saúde.
Para maiores informações segue o lingue oficial do programa https://whole30.com/


segunda-feira, 5 de junho de 2017

semana #23 - Se preparando para o projeto #whole30


Muito bem, como disse no post anterior, livro comprado e estudado, gostei muito do programa alimentar e da enfase que é dada para a saúde.

Não vou ficar explicando detalhes que com certeza você já deve ter lido em algum outro lugar antes de aparecer por aqui, mas caso ainda não tenha ouvido falar, compre o livro ou leia essa matéria que encontrei com um bom resumo sobre o programa #whole30  e para isso clique aqui .

A premissa do programa é simples: determinados grupos alimentares podem estar causando um impacto negativo em sua composição corporal, saúde e qualidade de vida sem que você perceba.

Durante 30 dias, o programa elimina alimentos que, conforme a ciência e experiencia dos criadores (Dallas e Melissa Hartwig) já demonstraram, promovem hábitos e desejos alimentares nada saudáveis, prejudicam o metabolismo, danificam o trato digestivo e sobrecarregam o sistema imunológico. Depois de 30 dias, você os reintroduzirá, cuidadosa e sistematicamente, prestando atenção em seus impactos sobre compulsões alimentares, o humor, os níveis de energia, o sono, a digestão, a composição corporal, o desempenho esportivo, a dor e os sintomas de algum eventual problema  de saúde.

Os alimentos que você vai consumir durante o programa Whole30 manterão níveis estáveis de glicose no sangue, ensinarão o corpo a utilizar a gordura como combustível, regularão os hormônios e melhorarão a comunicação deles com o cérebro. Resultado: ao longo do programa você provavelmente vai perceber um aumento nos niveis de energia, menos fome entre as refeições, perda de peso e melhora de biomarcadores como pressão arterial, colesterol "bom" e glicemia em jejum.

Os alimentos e bebidas proibidos na dieta Whole30

  • Açúcar adicionado: xilitol, mel, xarope de ácer, néctar de agave, néctar de coco, stevia, splenda ou qualquer outro tipo de açúcar adicionado.
  • Álcool ou cigarros.
  • Grãos: trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, painço, triguilho, sorgo, amaranto, trigo sarraceno, grãos germinados, quinoa e outros tipos de grãos.
  • Legumes: feijões, soja, ervilha, grão-de-bico, lentilhas, edamame, amendoins.
  • Produtos laticínios: produtos obtidos a partir do leite de vaca, cabra e ovelha como queijos, kefir, iogurte e nata ácida.
  • Vinagres: com açúcar adicionado e vinagre de malte.
  • Itens compostos por carragenina, glutamato monossódico e sulfitos.
  • Não adaptar receitas de produtos de panificação, guloseimas ou besteirinhas como pizzas, muffins, pães, biscoitos, cupcakes, cookies, waffles, cereais, tortinhas, batata frita e panquecas, substituindo os ingredientes. Para a dieta Whole30, as guloseimas continuam da mesma maneira, independente dos ingredientes utilizados no preparo de suas receitas.
  • Sem dia do lixo durante todo o mês de duração do programa. 

O que é permitido comer na dieta Whole30 

  • Carne;
  • Frutos do mar;
  • Ovos;
  • Muitos vegetais;
  • Frutas;
  • Sucos de fruta – que inclusive podem ser utilizados para adoçar as receitas;
  • Gorduras boas provenientes de frutas, óleos, nozes e sementes;
  • Alimentos com poucos ingredientes e não processados;
  • Manteiga Ghee (manteiga clarificada);
  • Legumes: algumas exceções da categoria dos legumes como feijões verdes, ervilha sugar snap e ervilha forrageira (snow pea) são aceitas dentro do programa alimentar;
  • Vinagre branco, balsâmico, de cidra de maçã, de vinho branco e de arroz;
  • Sal.
Parece difícil, mas pra ter um boa saúde e de bônus eliminar alguns quilos extras, vão me fazer testar e passar meus próximos 30 dias em um novo nível.

A promessa é que ao eliminar das refeições os itens contidos na lista de proibições abaixo, o praticante do programa alimentar ganhará um metabolismo saudável, reduzirá a inflamação sistêmica do seu corpo e terá a oportunidade de descobrir como essas comidas afetam sua saúde, boa forma e qualidade de vida.



Disse que não iria dar detalhes, mas não resisti, esse resumo que passei é 1%  do que você deve saber sobre o programa, vou tentar esclarecer alguns pontos com minha experiencia nesse programa, e dar dicas do cardapio usado por mim durante esses dias.

Mantenha o foco e tchau.



segunda-feira, 29 de maio de 2017

Semana #22 - menos 8,700kg

Este ano tem sido uma caixinha de surpresas pra mim, muita coisa tem acontecido. Estou conseguindo colocar em pratica muitos objetivos de vida desses últimos anos, como montar um negocio próprio, emagrecer com saúde, buscar novos desafios e assim por diante.

Mas isso quer dizer que muita correria vem junto e com ela descuidar da alimentação é perigo, dito isso símbora dar um resumão da minha vida desde a última passada por aqui.

De fevereiro pra cá consegui eliminar mais uns quilos e cheguei na casa dos 83kg oscilando nos 84kg, fico nesse circulo vicioso e isso não é bom.
#semana11 menos 7kg
Nesse tempo tambem sai do manequim 46 para o 42 e isso me fez muito bem, a estima da gente fica lá em cima.

Quem diz que não liga pra ficar magra, não deve lembrar o quanto é bom ir ao uma loja e encontrar o que  vestir sem se estressar antes.

E como minha meta é emagrecer com saúde, fiquei sabendo de um programa chamado Whole30, ele é um programa alimentar que auxilia no emagrecimento com comida de verdade.

Comprei o livro e vou ler com muita calma e no proximo post eu digo o que vou fazer...

Então até lá.
Mantenha o foco

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

semana #6 - menos 6kg

Se você esta me acompanhando e sentiu falta da semana#5, não se preocupe, ela não esta registrada por aqui.. rsrs

Pensa na correria da pessoa nessas 2 ultimas semanas. semana passada cheguei a ganhar 1 kg, mas essa semana já o recuperei e consegui entrar na casa dos 85,600 kg. Estou indo devagar, bem devagar, mas foi por isso mesmo eu estipulei minha meta final no fim do ano, porque prefiro eliminar de 500g a 1kg por semana e sempre ir adiante, do que querer eliminar 2 kg por semana e não dar conta de chegar na meta final.

Esses últimos 15 dias estão sendo bem corridos, fui agraciada por Deus, para abrir um negocio próprio com minha cara e paixão. A partir da semana que vem vou estar atendendo em um Bistrô simples e aconchegante, estou feliz, pois mesmo sem capital pra investir, tudo esta se encaminhando para conseguir iniciar com o que já tenho. O ambiente é rústico, e vou trabalhar com o conceito ToGo, pegar e levar, tudo será preparado para facilitar ao cliente para levar sua refeição para comer no aconchego de casa, mas também vamos ter um cantinho para quem preferir ficar e relaxar por ali mesmo.. hehe

E seguindo minha nova fase de vida, a ideia será de servir alimentos saudaveis, funcionais e buscar formas de atender aos que estão numa nova fase de vida sem lactose e sem glutem como tambem atender aos veganos. 

A Deus compete minha vitória e a mim compete ir atrás dela. quem me segue no Instagram @maroka_soueu pode acompanhar os meus novos habitos alimentares e treinos. E quem quiser saber mais sobre o meu Bistrô segue @donamaroca.

Beijus aos que por aqui passaram e foco nas metas.

14/02 - semana #6 - 85,600kg
Faltam 15,600kg

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Semana #4 - menos 5kg

Olá aos transeuntes..... Este é um semanário, que escrevo pra me lembrar de onde comecei essa jornada de perda de peso e até onde eu conseguirei ir até o fim deste ano. Minha meta é chegar num numero de IMC saudável até dezembro, mas não quero apenas perder peso, também quero força muscular, saúde e lógico ter um manequim menor do que estou usando hoje... hehe

Hoje estou encerrando 1/12 ciclos desta jornada, e gostei do resultado até aqui, mas me preocupo com o mês que se inicia, porque nesta semana já senti que relaxei um pouco nos cuidados e como meu alerta já soou na minha cabecinha linda, vou buscar foco novo, estou pensando em me inscrever numa academia, porque logo começa a esfriar  por aqui e aí já sei que a preguiça vai bater na hora de levantar pela manhã, se vc que mora em lugar quente e está pensando que estou exagerando em dizer que o frio já chega, deixa eu te avisar, eu moro em Curitiba, aqui até no verão esfria.. rsrsrs

Como eu disse os resultados deste mês foram muito bons para quem a mais de 3 anos havia estacionado, sem treinos de corrida, sem alimentação saudável, sem cuidado nenhum. Sim, eu meio que havia desistido e quando isso acontece o corpo grita por socorro e só ouvi meu corpo quando cheguei aos 91,600kg. Meu IMC já estava em Obesidade I , mais alguns meses chegaria fácil, fácil em Obesidade II.

O passo mais difícil, o de sair pela porta
O plano foi voltar imediatamente as corridas, e iniciar uma Reeducação Alimentar, na primeira semana cortei carnes, arroz e feijão e isso me forçou a buscar outras formas de cozinhar e voltei a cozinhar com alegria e montar pratos cheios de cores e sabores. Voltei a buscar as proteínas em alimentos como a quinoa, beringela e muitos outros, na segunda semana voltei a comer carnes, mas não com tanta constância como antes, porque a culinária vegana é muito rica, também eliminei os refrigerantes e agora só bebo água com gás, o qual descobri que tem vários benefícios para a saúde.

 Enfim as mudanças foram grandes, mas ainda tem muita coisa a ser acertada e principalmente, me manter nesse foco e não me deixar entrar na rotina do dia a dia e voltar a velhos hábitos.


 Esse mês eu corri/caminhei por mais de 92,3 km, digo isso porque lembro de não ter registrado dois dias de treino e no período de 31 dias eu treinei 18 dias.

Consegui alcançar 2 metas pessoais, correr sem caminhar 5 km em menos de 45 minutos e isso eu consegui na semana passada e eliminar 5 kg no primeiro mês, que também consegui (palminhas pra mim).



Tive momentos de relax, tive momentos de foco, mas estou apenas começando, comecei precisando eliminar  21,600kg, agora só faltam 16,500 kg. Acredito que semana que vem eu saia do índice de Obesidade I e entre no SobrePeso, será outra meta a ser conquistada para o segundo ciclo dessa jornada, e tenho muitas outras metas a alçar, mas isso vou deixar pro post da semana que vem.

Aos que continuaram a sua leitura até aqui , deixo um convite, se desafie, talvez você não precise eliminar tanto peso como eu , mas com certeza tem algo que você gostaria de se desafiar e este é o ano, este é o momento. Eu estou buscando outros desafios, profissionais e pessoais, a vida se vive apenas uma vez e não podemos deixar de vive-la só porque o sofá está confortável.

Um brinde a vida!!!

 (fique a vontade pra comentar) 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

#semana3 - menos 4kg

Terceira semana e lá se foram quase 4 kg, na verdade foram 3,800kg, mas pra me animar estou arredondando pra cima.... rsrs


Essa semana foi difícil, estava de TPM e nessa época alem de ficar de mau humor eu acabando inchando um monte e a fome aumenta, apesar de não comer nada fora da dieta, eu abusei das frutas e e fibras e tudo o mais.






Essa semana me aventurei em receitas novas, busquei inspiração na culinaria vegana e aprendi muita coisa. Até comprei um livro de culinária com várias dicas e receitas muito maneiras.

Não vou deixar de comer carne, sempre brinco que sou muito carnívora pra ser vegetariana, mas isso não quer dizer que não posso me aventurar nessa culinária rica e colorida. Nesse livro tem muitas receitas maneiras, algumas não condizem com nossa cultura, como por exemplo as receitas para o café da manhã, americanos costumam comer comida pela manhã e não é o nosso caso, mas podemos usar essas receitas para um lanche da tarde ou janta. ainda não terminei de lê-lo, mas já estou animada para testar varias receitas e conforme for testando eu posto no Insta .

Essa semana foi corrida e pra não perder o foco continuo deixando tudo preparado, pra não correr o risco de comer o que não devo.


E símbora enfrentar a semana 4....devagar e sempre, prefiro eliminar um, um quilo e meio por semana e  comer bem do que ficar com vontade de comer... 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

#semana2 - menos 3,300 kg

Ufa, desta vez não desisti no meio da segunda semana, fazem uns 2 anos que venho me sabotando, afinal quem nunca fez isso, começa animada, cheia de expectativas e aí chega o fim de semana, chegam os aniversários, os convites dos amigos e família pra sair comer besteira e por aí vai, quando nos damos conta, voltamos a velha rotina e não saímos do lugar. O que aprendi com isso, é que desculpas não queimam calorias, ao contrario, desculpas aumentam calorias.

Minha primeira meta pessoal eu consegui vencer, a de persistir por mais tempo desta vez e vencer a barreira das 2 primeiras semanas e olha só, eu consegui. Outra vitória pessoal, depois de mais de 3 anos eu cheguei na casa dos 88 kg... uhu.. 

Quero quebrar outras barreiras, estou conseguindo ficar sem refrigerante, aqui em casa não temos o habito de beber refrigerante o tempo todo, apenas nos fins de semana e mesmo assim estou tranquila a esse respeito, e estou criando o habito de tomar agua mineral com gás, tem me trazido muitos benefícios, creio que eu consigo continuar assim.



Não quero ser chata e nem dar uma de super saudável, mas estou aceitando que a forma que tenho me alimentado ultimamente venha a se tornar um estilo de vida. Tenho comido muita pouca carne e me alimento com muitos grãos e verduras, legumes e frutas. Tenho encontrado formas criativas de cozinhar e estou gostando tanto que estou pensando em trabalhar com cozinha saudável, quero aprender mais e vender esse tipo de comida. Já estou virando adepta as saladas no pote.





Até suco verde, esta virando mania por aqui, ontem estava tão calor e fiz uma jarra cheia e fui tomando durante o dia.







Semana 2 foi tranquilo, comi, corri, caminhei e emagreci.. uhu.. palminhas pra mim.

Na verdade é agora que começa o jogo, até eu estou pagando pra ver até quando vou conseguir me manter disposta, firme e focada.

Pra comemorar esse empenho todo, marido (que também está nessa vibe comigo) vai nos inscrever numa corrida de rua que vai acontecer dia 19 de fev, fazem mais de 3 anos que não participo de uma corrida de rua, o legal disso é que me dá animo pra levantar de manhãzinha e ir correr. Vou ser sincera, morro de preguiça de treinar pela manhã, mas depois que se coloca o tênis e dá o primeiro passo pra fora de casa, fica tranquilo.

Tô feliz, agradeço a Deus por me dar uma personalidade resiliente, simbora seguir em frente e queimar os 17,300 kg que faltam até o fim do ano...


segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

#semana01 concluida -2kg

Passei ilesa na minha primeira semana do ano, consegui eliminar 2 kg, tiveram dias fáceis e outros
não muitos, descobri que é possível 'jacar' mesmo comendo coisas saudáveis e meus números poderiam terem sidos melhores se eu não tivesse abusado no fim de semana. Quando digo abusado é de ter comido frutas a mais, de ter preparado um almoço no sábado com molho pesto, essas coisas.

Ainda estou em fase de adaptação e de superação, pois afinal fazem mais de dois anos que não encaro uma dieta a longo prazo, então minha primeira barreira a ser ultrapassada será a de me manter  focada por mais de 2 semanas.. ufa... 
Minha amiga Dagela brincou comigo nessa semana com essa imagem e não fiquei brava, porque sei que nesses ultimos anos não durei muito tempo focada.
Acredito que vou conseguir meu objetivo final de eliminar agora 18 kg até dezembro.... essa semana passei ilesa por coxinhas e carne de costela - amo esses dois- , me mantive firme com o proposito de não comer carne por uma semana.

Minha semana foram de muita verdura, legumes e frutas, nos horários de lanches e café de manha, eu optei por pães integrais e tapioca.

Para facilitar na hora das refeiçoes eu pre-preparei algumas coisas, como por exemplo grelhar berinjelas, abobrinhas e cozinhar no vapor couve-flor e brocolis.

No sábado estava com vontade de comer massa, então refoguei vários legumes e montei ravioles em uma massa de pastel, eu poderia fazer uma massa fresca, mas fui no mais pratico, e para servir fiz um molho pesto e ficou uma delicia, inclusive acabei comendo mais 2 alem do que tem no prato da foto.





Ficou tão gostoso, que montei mais ravioles com o restante de recheio e congelei em porções de 6 und, assim quando bater a vontade eu só preciso cozinhar uma porção unica e montar um molho gostoso.


Essa semana eu pesquisei varias receitas e sites e os meus preferidos estão guardados em minha pasta no Pinterest, para acessar clique aqui



Alem de todo cuidado alimentar eu mexi as banhas essa semana e foram 39 km de corrida/caminhada durante toda a semana.

Não tem milagre ou uma pilula magica, só tem determinação e esforço. Então vamos manter o foco e conquistar uma semana por vez.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

E que comece 2017

Todo inicio de ano é comum pararmos e refletirmos o que passou, o que faria diferente, o que mudaria. 

Perder peso é minha meta desde que me conheço por gente, em 2013 com corrida e dieta eu eliminei 13 kg, parei de correr e adivinha, engordei ainda mais. Portanto minha meta pra 2017, será voltar as corridas e cuidar da alimentação, simples assim.

Sempre digo que todo gordinho sabe o que fazer pra emagrecer, mas deixamos que nossas ansiedades e preguiças tomem conta da nossa vontade, por isso temos de buscar fórmulas e metas para não nos deixar cair em tentação e desistir de tudo. Essa meta pode ser uma roupa que não entra mais, ou um vestido que viu na loja e não te serve, também pode ser por saúde, para baixar o colesterol ou deixar de tomar insulina por causa da diabetes. Seu motivo pode ser estética ou saúde, não importa, sentimos a necessidade de nos vermos melhores, mais bonitos aos nosso olhos.

Me pesei ontem e vi minhas fotos de fim de ano e isso foi o bastante para dar um basta. Sei que tenho me prometido isso a 2 anos e também sei que posso desanimar, me abalar e desistir, mas isso não pode ser desculpa pra não recomeçar.

Creio que uma forma positiva de retomarmos o controle de nosso corpo e peso, é o de impormos metas  simples, mas que nos impulsionem para a conquista de um objetivo final.

Fiz um teste de IMC e meu indice esta em 
meta chegar ao indice de 25

Para alcançar um indice de IMC saudavel, preciso eliminar 20kg e pretendo chegar nesse ponto até dezembro/17, meu objetivo final é de correr a meia Maratona de Curitiba em dezembro sem excesso de peso.

Ontem me pesei e estou com 91kg e desde ontem iniciei um dieta balanceada e corri/caminhei 7km, minha meta para essa semana será de cortar carnes, e durante o mês cortar arroz e feijão e manter as caminhadas seguidas de corrida.

O meu objetivo é simples, me alimentar de forma simples, o mais difícil será de controlar a ansiedade do dia a dia, não será tarefa fácil, mas quero minha medalha em dezembro.

Qual seu objetivo para este ano, quais suas metas?